Perceber que há algo de errado no seu relacionamento pode não ser tão óbvio quanto parece. Quem nunca ouviu o relato de alguma amiga sobre o companheiro que “do nada” resolveu por um fim na relação?

Atitudes que por ventura parecem repentinas na verdade são, em sua maioria, a cereja do bolo. Os indícios por vezes são discretos para quem na correria do dia a dia confunde a perda de interesse com cansaço, estresse ou até apenas uma má fase.

Será que seu relacionamento está em risco? Continue a leitura para ter algumas pistas de como descobrir.

Onde há fumaça…

Há fogo. Não é à toa que esse ditado é tão popular. Se algo está te deixando ressabiada quanto ao seu relacionamento, provavelmente é porque alguma coisa não está como deveria.

O que não quer dizer que o seu namoro ou casamento esteja fadado ao término – dependendo do grau de insatisfação e da seriedade da crise, é sim possível contornar o problema.

Um dos grandes desafios dos relacionamento de longa data é conseguir manter a chama da paixão acesa ou lidar com a rotina sexual.

Seja as atribulações do trabalho, preocupação com as finanças ou a chegada dos filhos, é importante reservar tempo para a vida amorosa para evitar um dia perceber estar dividindo a cama com apenas um grande amigo e não o amor da sua vida.

Apesar de cada relação ser única, alguns sinais são comuns aos casais que estão em crise, veja se você se identifica com alguns:

  • Diminuição da vida sexual/Rotina: dificilmente um casal consegue manter o pique dos primeiros meses com o evoluir do relacionamento. Porém, passar semanas e até meses sem transar é preocupante. Se esse é o seu caso, pergunte-se e converse com seu companheiro sobre o por quê dessa perda de apetite. Recomendo que você leia: Como Sair da Rotina e Aproveitar o Sexo no Casamento.
  • Brigas frequentes: a intimidade é uma via de mão dupla. Se por um lado é ótima para a aproximação do casal, por outra pode fazer com que ambos tenham cada vez menos paciência e tato na hora de expor suas discordâncias. Porém, ao contrário da família que é para sempre, é preciso lembrar-se constantemente que sem respeito não há relacionamento saudável, e que uma hora seu companheiro pode cansar-se de tantas discussões. Antes de levantar a voz ou acusar, respire fundo e lembre-se que ser um casal é estar no mesmo time, e nunca um contra o outro.
  • Falta de assunto: o que é uma relação sem diálogo? Com certeza algo muito desinteressante. A falta de assunto entre um casal pode indicar uma perda de interesse um na vida do outro. Porém, antes de culpar seu companheiro, certifique-se de estar fazendo sua parte: procure praticar a empatia.

Felizes para sempre

Se manter um relacionamento por anos a fio fosse fácil, a jornada não seria tão bonita. Altos e baixos fazem parte, o importante é conseguir contorná-los sem abdicar de você mesma e sem prejudicar seu parceiro.

É normal que mudanças aconteçam e nem sempre as que ocorrerem com você irão convergir com as do seu companheiro.


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

Por isso, o canal de diálogo deve estar sempre aberto para que com sinceridade e clareza vocês possam com antecedência planejar os seus passos não só como indivíduos, mas como casal.

E você, identificou algum sinal de que seu relacionamento não vai bem? Já está procurando soluções para o problema? Propôs uma conversa para seu parceiro? Não fique de braços cruzados!

Compartilhe com suas amigas:


Dra. Vânia Machado
Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde. Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e disfunções sexuais. Precisa de ajuda profissional? clique aqui e marque uma consulta comigo.