Sexo depois dos filhos: como manter a chama?

Com certeza a vida sexual é uma das áreas mais afetadas com a chegada dos filhos.

Se não bastasse a alteração hormonal, há ainda o cansaço extra pelas noites mal dormidas, a perda de espaço e privacidade na casa e a relação com o parceiro que muda, pois tanto você quanto ele passam a desempenhar novas funções dentro do casamento.

É preciso jogo de cintura para superar esta mistura de questões emocionais, físicas e até de mudança de prioridades para manter a chama acesa no seu relacionamento.

Existe um temor em torno da vida sexual após o nascimento dos filhos e, de fato, esta é uma situação que pode ser nebulosa se os devidos esforços não forem tomados. Porém, não é um caso perdido!

Um casamento com filhos pode ser saudável, e o acréscimo de pessoas à família pode ser benéfico para a união do casal.

Continue a leitura para conferir algumas dicas de como manter a chama acesa em seu casamento após a chegada dos filhos.

Duplicação de papéis

Quando um filho nasce, a lógica familiar dentro do casamento sofre algumas alterações e não teria como não ser assim.

Você e seu parceiro deixam de serem apenas cônjuges para assumirem mais uma função dentro de seu núcleo familiar: o de pais.

No entanto, o que é muito importante ter em mente é que um papel nunca deve substituir o outro, isto é, suas funções enquanto mãe devem andar de mãos dadas com àquelas relativas as de esposa – e o mesmo vale para o homem. Isto significa que vocês deverão encontrar um tempo para ficarem a sós, sem os filhos.

Se por um lado as crianças trazem empecilhos ao sexo, elas também obrigam o casal a utilizar  um artifício muito importante (e prazeroso) na vida sexual: a imaginação.


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

As preliminares à distância também se tornam importantíssimas para o casal com filhos em casa, já que muitas vezes não há tempo a se perder quando finalmente consegue-se ficar a sós. Por isso, mensagens de textos mais calorosas ao longo do dia, por exemplo, são muito bem vindas.

Leia também:

Cuide da sua libido

A falta de tempo e espaço, porém, não é nada comparada à perda de apetite sexual que acomete muitas mulheres após o parto.

Isso pode acontecer por uma série de questões, dentre elas uma hormonal: a diminuição dos níveis de testosterona com a produção da prolactina – estes são os hormônios responsáveis pelo desejo sexual e pela produção de leite, respectivamente.

Ainda há aquelas mulheres que sofrem de depressão pós-parto, a vida que fica mais corrida ou o abandono de sua própria vaidade como possíveis desencadeadores da diminuição da libido.

Seja qual for o seu motivo, vale apena ficar atenta. O casamento não é feito apenas de sexo, mas esta é com certeza uma parte muito importante para a união e a conexão do casal. Por isso, se você suspeita que sua libido está menor, procure investigar os motivos e agir para melhorar o quadro.

Com esforço conjunto do casal, não há por que a chama diminuir com o nascimento da criança.

E você, se identificou com alguma das histórias que citamos neste post? Sofreu ou sofre com problemas de libido/falta de tempo para cuidar do relacionamento depois dos filhos?

Compartilhe sua experiência conosco!

Compartilhe com suas amigas:

Sobre a Autora

Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde.

Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal.

Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento, disfunções sexuais, precisa de ajuda profissional clique aqui!

Posts Mais Recentes:

Junte-se!

Facebook Youtube 20K