Se o seu parceiro já não te procura mais como antes, nada de começar a achar que o problema é com você. Nem pensar que ele tem outra. Às vezes, este desinteresse acontece em decorrência de uma disfunção orgânica ou psíquica.

A primeira medida a ser tomada, nestes casos, é propor uma conversa. Sente-se com o seu parceiro e pergunte abertamente se algo está incomodando. Pode ser que no primeiro momento ele não queira falar a respeito. Mas é importante insistir.

Mas nada de pressão, de ficar no pé dele. A ideia é simplesmente não fingir que nada acontece. Caso contrário, o tempo passa, e a relação tende a esfriar ainda mais. Acompanhe na sequência alguns dos motivos que podem ter feito com que ele não tenha mais o apetite de antes!

LEIA MAIS: LEITURA SAFADINHA… UM BOM ESTÍMULO PARA A SEXUALIDADE

Quando o problema é orgânico…

Assim como acontece com as mulheres, vários problemas de saúde podem causar a perda da libido no homem. Que envolvem desde doenças graves até questões mais simples de serem resolvidas.

Hipertireoidismo, anemia e diabetes estão entre as doenças que podem contribuir para a falta de vontade de fazer sexo. Assim como alguns medicamentos.

Outras questões a serem levadas em conta quando o assunto é perda da libido são o abuso de bebida alcoólica e o excesso de peso.

Questões psíquicas

Seu parceiro não te procura mais na cama? Saiba o que isto pode significar

Além de disfunções orgânicas, a falta de desejo pode estar atrelada a alguma questão psíquica. É mais comum do que as pessoas imaginam.

Dentre os fatores que mais afetam o apetite sexual, podemos citar a depressão, o estresse (muito comum). Também a ansiedade e complexos com o corpo e até mesmo em relação ao ato sexual (traumas anteriores).


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

LEIA MAIS: TESTE DE INTERESSE: SAIBA O QUANTO ELE ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ!

Problemas no relacionamento

Seu parceiro não te procura mais na cama? Saiba o que isto pode significar

Problemas de ordem orgânica e psicológica são muitas vezes a causa da falta de apetite sexual. Mas um mal entendido no relacionamento também pode afetar o seu parceiro.

Por isso é muito importante conversar para entender de que maneira vocês podem melhorar a relação. Em muitos casos, o grande problema está na rotina. Relacionamentos de longa data, principalmente, costumam ficar desgastados. Neste sentido, fica evidenciada a importância de se estar sempre criando novas maneiras de elevar a libido.

Brinquedinhos do sex shop, jantares afrodisíacos e uma viagem romântica são alguns exemplos para turbinar o cotidiano. São muitas as formas de sair da rotina e reavivar o desejo!

LEIA MAIS: O PODER DO BEIJO PARA MANTER A CHAMA DA PAIXÃO

Já tentou de tudo?

Se você já tentou tudo que foi relatado acima e mesmo assim não obteve uma resposta positiva, talvez esteja na hora de procurar ajuda profissional. Um terapeuta pode ajudar o casal a resolver questões que nem ele mesmo sabe que existe.

Assim como um terapeuta é indicado caso o problema seja decorrente do próprio relacionamento, um médico deve ser consultado no caso de doenças, sejam elas orgânicas ou psíquicas.

Agora que você já sabe que o problema pode envolver uma doença, algum distúrbio psicológico ou até mesmo a falta de criatividade (sair da rotina), dê o primeiro passo para mudar a situação!

Converse com o seu parceiro e encontre meios de ajudá-lo a recuperar o desejo sexual, iniciando uma nova fase na relação. Não custa tentar!

 

Compartilhe com suas amigas:


Dra. Vânia Machado
Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde. Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e disfunções sexuais. Precisa de ajuda profissional? clique aqui e marque uma consulta comigo.