Como anda a temperatura debaixo dos lençóis em seu casamento? O apetite sexual continua o mesmo ou está diminuindo? A falta de desejo é um problema comum em muitos casamentos e pode acabar gerando uma crise. É grande o número de casais que vivem sob o mesmo teto e, no entanto, passam grandes períodos de tempo sem manter relações sexuais. Muitos destes casais dizem que o amor não acabou, por isso permanecem juntos. No entanto, os problemas na libido podem afetar completamente uma relação.

As mulheres são as mais afetadas pela perda do desejo. Estima-se que a cada homem que não tem vontade de fazer sexo existem ao menos quatro mulheres na mesma situação. Muitas delas continuam mantendo relações com seus parceiros mesmo que sem vontade, como em uma obrigação para manter o casamento. Mas é claro que esta não é a melhor maneira para resolver o problema, certo? Vamos te ajudar a sanar as dúvidas sobre as causas da falta de desejo e como ela pode gerar uma crise no seu relacionamento. Acompanhe!

Porque o desejo acaba no casamento?

Fatores emocionais e hormonais são os principais vilões da falta de desejo sexual. O desgaste diário promovido pela rotina atribulada, com muitos compromissos, responsabilidades e situações de estresse também são apontados como causa. O sexo, que no início do relacionamento era uma prioridade, passa a ser um figurante na relação. Perdendo espaço para as atividades do dia a dia. O excesso de intimidade do casal acaba com o clima de mistério e sedução que havia anteriormente. O que também acaba por diminuir a libido.

Leia mais: GUIA: APRENDA COMO FAZER UMA MASSAGEM ERÓTICA

Filhos atrapalham?

Saiba como a falta de desejo sexual pode gerar uma crise no casamento

A chegada do bebê é um momento único para qualquer casal. Não é ela a responsável por diminuir o desejo sexual. O que acontece é a transferência do tempo que antes era só para o casal e que agora deve ser dividido com um novo integrante. Com menos tempo para que o par possa cuidar de seu relacionamento, principalmente nos primeiros meses, a relação a dois fica prejudicada. O desconforto com o corpo após a gravidez também é um grande fator que diminui a libido feminina. Algumas mulheres passam a ter vergonha da própria aparência e se escondem do marido. Fugindo da relação sexual por não se sentirem bem com sua forma. Quando isso acontecer, o diálogo será seu aliado. Divida com seu parceiro as mudanças e aflições que sente neste período e esclareça quando não estiver se sentindo bem. Ele tem o papel de ser seu companheiro e de te ajudar a superar esta fase. Afinal, a chegada do filho demandará dedicação de ambas as partes.

Leia mais: 5 IDEIAS PARA SURPREENDER SEU PARCEIRO NA CAMA

Porque a falta de desejo pode gerar uma crise?

Quando o sexo não acontece por diversas vezes, é frustrante. Se o silêncio impera quando estão sozinhos no quarto, a tensão e a raiva aumentam entre o casal. Enfim, aos poucos o aniversário de casamento deixa de ser lembrado, as atividades que os dois gostavam de realizar juntos perdem… e o prazer e a relação acaba se tornando conturbada. Em muitos casos, há inclusive a abertura de brechas para relações extraconjugais, que acabam por atrapalhar ainda mais o casamento. A boa notícia é que existem algumas medidas a ser tomadas para solucionar o problema. Confira o próximo tópico!

Reinvista em seu prazer

Saiba como a falta de desejo sexual pode gerar uma crise no casamento

Afinal, como você pode resolver o problema da falta de desejo e salvar seu casamento? Mas se ainda há amor e respeito entre o casal, saiba que é possível voltar a ter apetite sexual e reanimar a relação. Vale a pena tentar!


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

O primeiro passo é voltar a se admirar e se dedicar a entender o que pode te fazer ter mais vontade de ir para a cama. É cuidar mais do corpo? Se sentir bem com o cabelo? Com suas lingeries? Então invista em você mesma. Pois para fazer sexo e se sentir bem, uma mulher deve se valorizar e cuidar de si mesma. Descobrindo novamente como ela se sente confortável na intimidade.

Leia mais: PROBLEMAS SEXUAIS: COMO ABORDAR O PARCEIRO SOBRE O EGOÍSMO NA CAMA

Redescubra seu parceiro

Saiba como a falta de desejo sexual pode gerar uma crise no casamento

Depois deste processo de reapaixonar-se por si mesma, busque admirar seu parceiro. Procure nele as características que te fizeram se apaixonar e recupere os momentos de carinho. Assim ele também ficará mais confiante na relação. Traga o romance de volta, convide-o ou mostre o desejo de jantar a dois! Demonstre seu amor através de palavras e mensagens e nunca vá dormir sem resolver uma briga. Converse com seu parceiro e pesquise formas de inovar na relação sexual, trazendo à tona as fantasias que deseja realizar. Aliás, usem a criatividade para quebrar a rotina. Peça a ele que inove também e busque novas maneiras que te deixem mais animada. Coloque o sexo na agenda, estabeleça um dia na semana para que vocês tenham mais tempo para curtir um ao outro, como um momento de prazer. Com um pouco de esforço e muita vontade de solucionar o problema, aos poucos o sexo voltará a ser uma atividade em pauta. E seu casamento estará mais feliz.

Gostou das dicas? Enfim, lembre-se que o quesito principal a se pensar é você mesma! Separe um tempo para que possa recuperar a autoestima e se sentir bem e poderosa. Depois, é só aproveitar!

 

Compartilhe com suas amigas:


Dra. Vânia Machado
Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde. Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e disfunções sexuais. Precisa de ajuda profissional? clique aqui e marque uma consulta comigo.