Qual o impacto das redes sociais sobre o relacionamento moderno?

Não tem como negar: as redes sociais já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Facebook, Instagram, Twitter… a variedade é grande, e os motivos que fazem com que as redes sociais chamem tanta a atenção também são muitos.

Apesar do lazer e da distração que oferecem, as mídias sociais têm sido atualmente usadas de uma forma cada vez mais exagerada, e isso acaba trazendo riscos tanto para a saúde física, como problemas de visão e de postura, por exemplo, quanto para nossos relacionamentos que não conseguem sair do mundo virtual.

Quer saber mais sobre os efeitos do uso errado das redes sociais e como você pode proteger seu relacionamento? Então acompanhe o post de hoje com a gente!

Esquecer do mundo real

Um dos maiores problemas — que acaba sendo também uma das principais reclamações entre os parceiros — é o fato de que quando um dos dois usa, de forma exagerada, as redes sociais, o mundo real acaba sendo esquecido.

Você já deve ter visto a cena de duas ou mais pessoas em programa que, supostamente, deveria ser de interação, conversa e alegria, mas uma — ou até mesmo as duas — está tão concentrada em seu smartphone que acaba esquecendo de tudo ao redor.

Isso acontece principalmente porque a quantidade de informações que recebemos é tão grande, que acabamos limitando nossa atenção.


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

Outra coisa que acaba acontecendo é o excesso de exposição de um casal em alguma mídia. Já passou pela situação do seu parceiro reclamar da quantidade de fotos que você tira de algum passeio ou viagem e acaba esquecendo de aproveitar o momento? É exatamente isso!

Excesso de desconfiança

A autora Tati Bernardi em uma paródia de “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes, diz “Que seja eterno até que uma fuçadinha no Facebook nos separe.

Pode parecer engraçado, mas é exatamente isso que vem acontecendo com casais.

Desde a época do já extinto Orkut, o que se é feito em um site de interação social pode acarretar sérios problemas, pois dão margem a más interpretações, e isso não é possível de ser controlado.

A origem das brigas

Você provavelmente conhece algum casal que tem o famoso perfil em conjunto ou divide a senha do perfil um do outro, justamente por esse tipo de desconfiança. Você já passou por isso? Não é uma situação nada agradável, principalmente quando realmente algo é descoberto nessa pequena investigação.

Engane-se quem pensa que só um relacionamento amoroso pode sofrer os efeitos negativos desse uso das redes. Amigos, pais, irmãos… todos estão propensos a essas desavenças de mídia social. Isso porque, como já mencionamos, todo tipo de programação que envolva uma das partes no uso das redes sociais pode ter interferências e gerar incômodo e desconforto.

Inclusive, para alguns pais e mães, o desafio de controlar o tempo dos filhos em celulares e computadores é grande. Até os famosos castigos são aplicados, deixando o — geralmente — adolescente em uma situação em que é possível perceber que grande parte das relações sociais hoje estão online.

Pontos positivos e negativos nos relacionamentos

Claro que nem só coisas ruins trazem as redes sociais. Por meio delas, é possível demonstrar carinho ao parceiro, encontrar aquele velho amigo e manter contato com a família que, muitas vezes, mora longe. Porém, não é possível esquecer os pontos negativos que citamos nesse texto a fim de não virar refém de algo que pode ser bom, caso bem usado.

E você? Já passou por algo que fizesse as redes sociais se tornar seu pior inimigo? Então conte para nós através dos comentários! Participe da conversa.

Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde.

Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e a falta de desejo sexual através do meu Programa Online Mulher Com Líbido.

Seja a primeira a comentar

Clique aqui para postar um comentário