Relacionamento

Meu marido não me procura mais, o que fazer?

Não é raro encontrarmos relatos de casais que, após casarem-se, viram a frequência sexual diminuir. A situação é normal e, enquanto ambos estiverem satisfeitos, não há mal nenhum. O problema se instaura quando a diminuição é brusca e um dos lados passa a ter de deixar de lados seus desejos, pois o outro não retribui.

Quando a falta de libido parte do homem, as chances de estresse na vida conjugal são ainda maiores: afinal, quem nunca ouviu piadas sobre as desculpas femininas para não fazer sexo

A famosa “dor de cabeça” é a principal delas.

Mas homens sem apetite sexual não são uma imagem comum no imaginário popular, que coloca o sexo masculino com responsável por procurar a mulher e ser a parte com maior desejo.

O resultado de atribuir tais estereótipos aos sexos é que quando há uma inversão de papéis, ou seja, a mulher com mais desejo que o homem, há um estranhamento e faltam informações sobre de que forma agir.

Você anda preocupada com o desinteresse de seu marido e quer reverter a situação? Continue a leitura, vamos dar pistas de como melhorar o seu relacionamento!

Investigue as causas

Para começo de conversa, tire da sua cabeça ideias sobre traição ou que sua aparência física possa estar desanimando seu marido.

Antes de sair acusando a si mesma ou ao seu parceiro pela crise no casamento, investigue possíveis causas deste esfriamento da relação e trace planos de ação.

Leia também: Sinais de que seu relacionamento não vai bem »

Nesta etapa, o diálogo entre vocês é de extrema importância, pois um casal que sabe lidar de forma madura com seus problemas torna-se mais unido.


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

Procure saber como anda o trabalho de seu marido: há problemas por lá? Situações de estresse, mesmo que em áreas completamente distantes, podem, sim, afetar o desejo sexual de seu companheiro.

Outra pergunta: seu marido sofreu recentemente alguma perda de amigo ou parente? Estes também são casos em que a libido pode ser alterada. Para circunstâncias como estas, é interessante aconselhar seu parceiro a buscar ajuda profissional para superar os obstáculos.

A baixa libido também pode estar ligada a doenças, como diabetes descompensada, insuficiência renal e a andropausa – a “menopausa masculina” que atinge 25% dos homens a partir dos 50 anos -, por isso a importância de manter as visitas ao urologista em dia.

Sacuda a rotina

Com a saúde em dia, podemos pensar em outras formas de você atrair seu marido para a cama. Se você é quem tem a libido mais em alta do casal, por que esperar que ele te procure

Você também pode ser responsável por criar o clima e reacender a chama do casal.

Por vezes, a rotina estressante faz com que deixemos o sexo como última das prioridades. Afinal, quando o casal passa a morar na mesma casa as oportunidades aumentam e, assim, fica mais fácil arrumar desculpas e postergar este momento a dois.

Para que isto deixe de ocorrer, combinem um dia só para vocês: que tal toda sexta à noite

Deixem as crianças dormirem na casa dos avós ou amigos próximos e façam programas relaxantes, como ir ao cinema ou conhecer aquele restaurante novo. Ao final da noite, com o clima leve e de romance entre vocês, ficará mais fácil chegar ao grand finale.

Porém, não deixe todo o romantismo para um dia só. Ao longo da semana, mande mensagens dizendo que estava pensando nele, ofereça uma massagem relaxante quando o marido chegar em casa, passe aquele perfume que ele tanto gosta…

Leia também: 9 dicas para sair da rotina e apimentar a relação »

Pequenos gestos como estes, que fogem da rotina maçante, podem aos poucos reacender a chama entre vocês!

Sobre a autora

Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde.

Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e a falta de desejo sexual através do meu Programa Online Mulher Com Líbido.

Canal Dra. Vânia Machado

Descubra 3 erros que afastam qualquer homem no relacionamento.

Não tenho vontade de transar, sou normal?". Confira a resposta no video.

Descubra mitos e verdade sobre o orgasmo feminino!