Relacionamento

Erros de comunicação entre o casal: um dos principais fatores que matam o erotismo da relação

Apesar de cada relacionamento ser único, algumas características são comuns a todos. Por exemplo, não há relação saudável que resista a uma vida sem sexo. Porém, não é raro sabermos de casais que, após anos juntos, passam a apresentar uma frequência e qualidade da vida sexual cada vez menor – até chegarem ao limite de (quase) nunca irem ao ato em si.

Quando o casal chega a este ponto, bastante preocupante, não é raro que ele seja resultado de uma série de comportamentos destrutivos repetidos ao longo de um bom período que minaram o desejo sexual de um pelo outro.

Leia também: Como Sair da Rotina e Aproveitar o Sexo no Casamento »

Seja quais forem estes comportamentos, não é difícil percebê-los como parte de um problema maior, que é a falta de comunicação entre o casal.

Se você sente que este pode ser um grave problema entre você e seu companheiro, prossiga a leitura!

SAIBA COMUNICAR-SE

Mais importante do que falar ao seu companheiro aquilo que lhe aflige, é saber como falar. De nada adianta perder horas reclamando sempre das mesmas coisas se o recado parece nunca ser entendido.

Engana-se quem pensa que um bom relacionamento é aquele em que o casal tem a liberdade de falar o que pensa, da forma como pensa.

É claro que é essencial que haja um espaço para o diálogo em toda relação: porém, tão fundamental quanto este espaço, está a habilidade de saber conduzi-lo.

Antes de sair simplesmente falando, desta forma, preocupe-se em garantir que os seguintes detalhes foram levados em consideração:

1º Escolha bem as palavras:

As palavras têm um poder muito maior do que julgamos. A velocidade com que as jogamos no ar não é a mesma que elas levam para se dissipar da mente – seja a da nossa ou a de com quem conversamos. Com o tempo, rótulos que insistimos em apregoar podem se tornar motivo para não só insatisfação, mas para aversão de um pelo outro;


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

Leia também: Problemas sexuais – como abordar o parceiro sobre o egoísmo na cama »

2º Saiba a hora:

o tato é muito importante para todos os assuntos relacionados ao afeto. Saber escolher o momento certo de trazer à tona os problemas é importante para não tornar o constrangimento um trauma na vida do outro. Por exemplo: não é recomendado trazer suas insatisfações com a performance do outro durante o sexo – por mais que seja naquele momento que o problema mais esteja te incomodando;

3º Não acuse:

Nenhum relacionamento é feito com os esforços de uma pessoa. Sejam erros ou acertos, tudo deve ser encarado de forma conjunta. Por isso, evite usar palavras ou um tom acusatório ao relatar seu problema ao outro. A empatia e a compreensão são muito importantes para superar qualquer problema no seu relacionamento.

NÃO SE ACANHE

Tão problemático quanto comunicar-se da forma errada é não comunicar-se. Seja por baixa autoestima, vergonha ou qualquer outro impedimento, é necessário que você supere este obstáculo e consiga falar com seu parceiro. Algumas atitudes comuns a quem não consegue se comunicar e que são péssimas para um relacionamento saudável são:

Fingir o que não sente:

Seja para não magoar o parceiro, para não ser inconveniente ou por medo de rejeição, há quem finja estar feliz em situações que não está. A mentira pode ser em relação a uma carícia, ao orgasmo ou qualquer outra coisa. Seja o que for, é importante evitar essas pequenas mentiras que trazem apenas um alívio momentâneo;

Não se respeitar:

Para não desagradar ao parceiro, muitas mulheres se submetem a situações que não são prazerosas a elas. Tão importante quanto respeitar o parceiro, está o respeito e o cuidado consigo própria. Por isso, não tenha pudores em pedir aquilo que gosta e a se recusar a fazer aquilo que não quer;

Fugir dos momentos de prazer:

Ás vezes, a falta de desejo chega em um patamar em que o casal passa a inventar desculpas e compromissos para nunca ter a oportunidade nem de conversar nem de ir para a cama. É preciso coragem e compromisso para com o relacionamento para saber que esta atitude não é saudável, e apenas trará mais problemas.

Capazes de trazer grandes danos para a relação, tanto no plano sexual como no afetivo, os erros na comunicação devem ser combatidos ao máximo por você e seu parceiro. E você, se identificou com algumas situações que citamos acima? Não deixe de comentar suas experiências conosco!

Sobre a autora

Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde.

Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e a falta de desejo sexual através do meu Programa Online Mulher Com Líbido.

Canal Dra. Vânia Machado

Descubra 3 erros que afastam qualquer homem no relacionamento.

Não tenho vontade de transar, sou normal?". Confira a resposta no video.

Descubra mitos e verdade sobre o orgasmo feminino!