Nenhuma mulher não possui um botão de liga e desliga quando o assunto é o desejo sexual, ao menos que ela tenha um manual eficaz com dicas para aumentar a libido

Com o ritmo agitado do dia a dia, é natural que o apetite diminua, principalmente se existem muitos fatores externos no caminho, como o excesso de trabalho e a preocupação com a família e as finanças.

Se você vive um momento de baixa na libido, saiba que existem alguns truques que podem ajudar a aumentar o desejo e consequentemente a qualidade da relação sexual.

Quer saber quais são eles? Confira as dicas para aumentar a libido feminina!

Sinta-se bem com o seu corpo

O sexo é satisfatório quando os dois se sentem bem não só um com o outro, mas com seus próprios corpos.

Se você não tem gostado do que vê no espelho, pode ser que este desconforto esteja atrapalhando a sua libido.

É imprescindível estar confortável consigo mesma, ainda que você tenha alguma coisinha fora do lugar. Durante o sexo, o importante é a troca de carinho, e não exatamente a exibição de um corpo escultural.

No entanto, se o seu corpo te incomoda muito, talvez seja o momento de tomar uma atitude.

Se o problema é o sobrepeso, por exemplo, faça atividade física, controle a alimentação, procure um nutricionista… não deixe que o desconforto com a forma interfira na sua relação!

Faça atividade física

Com o corpo em dia ou não, é importante manter a prática de uma atividade física na correria do dia a dia. Esta não é apenas uma questão de saúde e estética: ela também ajuda bastante a melhorar a libido.

Mulheres que se exercitam – ainda que seja uma simples caminhada –  têm mais disposição para as atividades rotineiras e inclusive para o sexo.


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Os exercícios ainda trazem um benefício extra: eles auxiliam a aumentar a autoestima, característica importantíssima para manter a libido.

Aposte em alguns alimentos

Sim, é verdade: existem alguns alimentos que prometem aumentar o desejo sexual. Isto acontece  por conta da ação de seus componentes no organismo.

Entre eles, podemos citar os frutos do mar – ricos em zinco, eles auxiliam na lubrificação durante o ato sexual.

O mel é outro alimento capaz de dar um up no seu apetite sexual. Ele ajuda o corpo a utilizar o estrogênio e ainda aumenta os níveis de testosterona, imprescindíveis para o sexo.

Além de adoçar, você também pode apimentar. Sim, a pimenta ajuda na excitação sexual, elevando os batimentos cardíacos e aumentando a circulação sanguínea.

Amendoim, mamão, manjericão e gengibre também são ótimas apostas. Inclua todos na sua dieta, mas sem excesso!

Você sabe do que gosta?

Na hora do sexo, é importante que, além de se sentir bem, você reconheça os seus pontos mais sensíveis.

Mulheres que conhecem bem os seus corpos têm mais facilidade de indicar ao parceiro como e onde gostam de ser tocadas.

Ao conhecer seu próprio corpo e as formas de obter mais prazer, você se sentirá mais segura durante a relação.

Mas atenção: não adianta apenas saber e não avisar o parceiro.

Se você não gosta de alguma coisa, não se acanhe em dizer!

Satisfazer o outro é bom, mas lembre-se que o sexo de qualidade é recíproco: você também precisa estar confortável.

Sinta-se atraente/ crie um clima

Se você acha que uma lingerie pode resolver o seu problema, então invista nela.  É importante que, ao olhar no espelho, você se sinta atraente.

No entanto, escolha uma peça que também seja confortável, e só invista na atitude se ela também te der prazer – nunca para apenas satisfazer o parceiro.

Além de investir em uma peça provocante, experimente criar todo um clima de sensualidade no ambiente. Velas aromáticas e uma luz mais fraquinha podem aguçar a sua vontade.

Ajuda profissional pode ser necessária

Se você já lançou mão de vários recursos, mas nada resolve, talvez seja a hora de procurar ajuda profissional.

Muitas mulheres tendem a resistir e se recusam a buscar um especialista, mas não dispense a ajuda profissional em casos mais extremos.

Há situações em que é preciso uma reposição hormonal, por exemplo.

A menopausa e o pós-parto também podem influenciar muito na libido, assim como algumas doenças como a depressão.

Não deixe o tempo passar – é importante não fazer com que uma vida sexual saudável e satisfatória fique em segundo plano.

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Dra. Vânia Machado
Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde. Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e disfunções sexuais. Precisa de ajuda profissional? clique aqui e marque uma consulta comigo.