Aprenda a identificar o filtro solar ideal para sua pele

Você cuida bem da sua pele: usa um sabonete neutro para limpar, um tônico sem álcool para tirar as impurezas, um hidratante recomendado pelo dermatologista, nunca dorme sem tirar a maquiagem e não descuida da alimentação e hidratação.

Mas e o filtro solar? Faz parte da sua rotina diária, ou você só se lembra dele quando vai para a praia ou quando está curtindo uma piscina?

Num país como o nosso, abençoado com sol o ano inteiro, é imprescindível o uso do filtro solar! Mesmo em dias nublados ou em que o sol parece dar uma trégua, o filtro solar protege a pele dos raios UVA e UVB, que podem causar manchas, ressecamento, rugas e envelhecimento precoce, além de aumentar os riscos de lesões cancerígenas. E para te contar mais sobre esse item tão importante para a sua saúde, fizemos este post para te ajudar a identificar o protetor ideal para sua pele. Acompanhe conosco!

Tipos de filtro solar

O filtro solar pode ser classificado em dois tipos:

  • Físicos: também chamados de bloqueadores, eles refletem os raios solares, atuando como um escudo contra os raios ultravioleta;
  • Químicos: absorvem os raios ultravioleta, oferecendo proteção contra os efeitos nocivos do sol.

Existem alguns tipos de filtro que protegem apenas contra os raios UVA, outros contra UVA e UVB; outros, associam a proteção física e química para aumentar sua eficiência. Por isso, é importante ficar atento às informações do rótulo a fim de escolher o filtro solar ideal para sua pele.

FPS: Fator de Proteção Solar

Uma das informações mais importantes a se observar na hora de comprar um filtro solar é o FPS. O número — que varia de 2 a 100 — indica o fator de proteção contra os raios UVB. Um filtro solar com FPS 30, por exemplo, oferece à pele uma proteção 30 vezes maior, se comparada a uma pele sem proteção. Confira o fator de proteção ideal para cada tipo de pele:


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

  • Pele negra: não sofre queimaduras, mas deve ser protegida contra o envelhecimento precoce. Recomenda-se o uso de um filtro solar com FPS entre 15 e 30.
  • Pele morena: queima moderadamente e se bronzeia com facilidade, mas pode adquirir manchas escuras por conta da exposição ao sol. O uso para esse tipo de pele é um filtro solar com FPS 35.
  • Pele morena clara: um pouco mais sensível aos efeitos do sol, portanto, utilize um filtro solar com FPS entre 30 e 45.
  • Pele clara: se bronzeia muito pouco e se queima com facilidade, além de ter um risco mais elevado de manchas e câncer de pele. Deve-se utilizar um filtro solar com FPS 50.
  • Pele claríssima: não se bronzeia e tem tendência à vermelhidão e irritação após exposição ao sol. Utilize um filtro solar com FPS mínimo de 60.

Como escolher o filtro solar

Além do fator de proteção solar, outro aspecto que deve ser levado em consideração na hora da compra é sua apresentação, podendo ser em gel, creme, loção, aerossol. Existem várias opções disponíveis no mercado, e cada uma delas é indicada para um tipo de pele:

  • Pele normal: pode utilizar loções ou spray;
  • Pele oleosa: deve dar preferência aos protetores com sua formula base de gel e sem álcool;
  • Pele seca: a versão creme é mais indicada;
  • Pele sensível: deve optar por loções e gel-creme que não agridam a pele.

Existem marcas conceituadas no mercado que oferecem proteção eficaz contra os efeitos nocivos do sol, entre elas, destacam-se a Sundown, Coppertone, Nívea, L’Oreal, Avene, Vichy Mustela e La-Roche Posay, com preços que variam entre R$ 20 e R$ 150,00.

Então qual é o tipo ideal para o seu tipo de pele? Conte para nós através dos comentários. Depois vá aproveitar o dia de sol com o seu filtro solar!

Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde.

Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e a falta de desejo sexual através do meu Programa Online Mulher Com Líbido.

Seja a primeira a comentar

Clique aqui para postar um comentário