Ansiedade: saiba como este mal pode impactar na sua vida sexual

Cabeça agitada com uma sensação de que algo está para acontecer, respiração acelerada, coração batendo mais forte e certa aflição: estes são alguns dos sintomas da ansiedade, que pode ser considerada um sentimento positivo. De fato, quando aparece na dose certa, a ansiedade é capaz de nos impulsionar a encontrar soluções para os contratempos.

Ela pode ser uma sensação boa que precede algo que você espera, como uma viagem ou data especial, por exemplo.

O problema começa quando a ansiedade se torna diária, sem motivos aparentes ou diante de situações comuns. Neste caso, ela diminui a capacidade de concentração, atrapalhando o trabalho, o estudo e – acredite – o sexo.

Diante deste quadro, o problema da ansiedade está relacionado a dois distúrbios sexuais. Conheça cada um deles:

Sexo como fuga da ansiedade

O sexo é uma das grandes válvulas de escape da ansiedade, isto porque durante a relação sexual existe uma grande liberação de energia, o que traz a sensação de relaxamento para o corpo e para a mente.

Fazer sexo para diminuir a ansiedade é normal, mas em alguns casos pode se transformar em uma compulsão sexual.

A ansiedade gera, nos seres humanos, um estado de tensão muscular, o que em algumas pessoas se manifesta como excitação sexual. Esta excitação gera uma necessidade de liberação no organismo através do orgasmo, o que leva homens e mulheres a recorrerem ao sexo ou à masturbação sempre que se sentirem ansiosos.

As pessoas com este tipo de compulsão sofrem de ansiedade crônica, isto é, uma situação em que a ansiedade voltará rapidamente e, com ela, a necessidade do estímulo sexual. Em alguns casos, há alterações do comportamento no sexo, como agressividade e ejaculação precoce no caso dos homens. Para controlar o distúrbio, é preciso realizar primeiramente o controle da ansiedade.

Ansiedade sexual

A ansiedade sexual pode ocorrer frequentemente ou em casos isolados, e normalmente está relacionada à preocupação da pessoa em relação ao seu desempenho na cama.

  • Nas mulheres, a ansiedade pode gerar frigidez e falta de lubrificação.
  • Nos homens, causa a ejaculação precoce e dificuldades de ereção.

As principais características da ansiedade sexual são os pensamentos negativos: é como quando a pessoa pensa que não irá conseguir ter uma ereção ou sentir prazer, por exemplo, além da fuga das relações sexuais (evitando o parceiro ou apressando o momento para que chegue logo ao final) e algumas reações corporais, como tensão muscular, tremores e taquicardia.


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

Para acabar com a ansiedade sexual e ter relações saudáveis com seu parceiro, é importante tomar algumas medidas:

  • Conheça seu corpo: saiba onde deseja ser tocada, identifique quais regiões te dão mais prazer e aceite as imperfeições e limitações (o que não significa que você não possa se cuidar);
  • Autoestima: esteja bem com você mesma, valorize-se e não tenha vergonha do seu corpo;
  • Diminua as expectativas: você não precisa ser uma máquina sexual e o sexo não precisa seguir uma lista de regras para ser bom. Deixe que as coisas aconteçam naturalmente. Aproveite o sexo como um momento de relaxamento e prazer.

Todas nós já passamos por momentos de ansiedade em alguma ocasião – como já dissemos, este é um sentimento comum e até benéfico. Mas, se a ansiedade começar a interferir no seu dia a dia e em sua vida sexual, siga nossas dicas para se livrar dela. Não hesite também em procurar um especialista!

Compartilhe com suas amigas:

Sobre a Autora

Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde.

Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal.

Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento, disfunções sexuais, precisa de ajuda profissional clique aqui!

Posts Mais Recentes:

Junte-se!

Facebook Youtube 20K