Até quem não gosta de funk sabe da história do “beijinho no ombro”. De uns tempos para cá, é impossível ignorar tiradas e frases de Valesca, que ficou famosa como Valesca Popozuda — mas andou deixando o popô de lado.

Um episódio com a cantora espalhou-se pelas redes sociais e foi parar na TV: era o caso do professor que chamou Valesca de “pensadora”, isso é, uma espécie de filósofa contemporânea.

Isso rendeu risadas e debates. Mas quem sabe os “pensamentos” da artista podem fazer diferença mesmo?

E para falar mais sobre isso e como os conceitos que a cantora hoje levanta a bandeira em suas músicas é capaz de te empoderar e te tirar da fossa com muita autoestima, listamos alguns aprendizados que você precisa descobrir com Valesca Popozuda. Acompanhe!

“Beijinho no ombro”, a top das frases de Valesca

O que quer dizer o tal do beijo no ombro do funk mais popular da cantora? Muita coisa!

É o gesto que se oferece aos invejosos, àqueles que estão sempre pondo “olho gordo” nas nossas coisas e conquistas.

“Beijinho no ombro” é um jeito de despachar o mau-olhado de declarar autoestima e amor próprio. A brincadeira pegou e pode ter feito bem para muita gente.

Quando alguém fizer cara feia ou demonstrar — mesmo tentando disfarçar — alguma inveja ou desdém, é hora de atacar com o beijinho lateral, como quem diz “sou mais eu”.

“Coloquei na cabeça que nunca dependeria de homem nenhum”

Valesca disse isso, em algumas entrevistas, mas é claro que vale para qualquer pessoa adulta, seja homem ou mulher.

O caso feminino é mais complicado porque é histórico e já rendeu muita esposa-refém por aí. Parte das relações se sustentam no dinheiro, isso é, a pessoa que sustenta a casa pode se valer disso para diminuir a outra ou controlá-la.


QUER AUMENTAR SEU DESEJO E PRAZER SEXUAL? BAIXE O E-BOOK GRÁTIS:


PLANO DE 5 PASSOS PARA TURBINAR O DESEJO SEXUAL 

Para as mulheres é, hoje, uma questão de honra. É interessante ter noção de que a história de vida de Valesca é repleta de episódios de violência doméstica contra a mulher, então não é à toa que ela tem essa questão como lema.

Faria bem a qualquer pessoa que queira manter a dignidade em casa.

“Late mais alto que daqui eu não te escuto”

Valesca manda essa frase toda vez que pinta uma história de fé e perseverança. As pessoas que não nos querem bem ou que ficam nos “secando” vão ficando para trás. Lá do fundo, não se escutam seus latidos. É claro que é uma analogia com cachorros, com a inferioridade.

A formulação é meio agressiva, mas a ideia é deixar para trás aqueles que não nos ajudam em nada.

“Não sou covarde, já tô pronta pro combate. Keep Calm e deixa de recalque”

Força e determinação estão nesta frase de Valesca. O bom combate, diga-se.

A cantora não tem medo de enfrentar a vida e as dificuldades. Está pronta para a luta e incentiva que todos estejamos.

E os recalcados? São, mais uma vez, aqueles que não conseguem lidar com o sucesso do outro. Mesmo que sutilmente, eles lançam olhares de inveja e desdém, tornam-se energias ruins em nossas vidas. O recalcado é um invejoso meio disfarçado.

Ao que parece, Valesca tem uma relação complicada com eles. Toda pessoa que consegue algum sucesso pode ter de enfrentar esse tipo de situação.

“O corpo é meu e faço o que quiser com ele e com a minha sensualidade.”

O tema do corpo feminino e sua sensualidade é sempre controverso. Desde histórias bíblicas até os funks de hoje, a discussão sobre sensualidade feminina está na pauta.

Na atualidade, isso nos leva a questões como o mostrar o corpo e o abuso sexual, por exemplo. Muitas pessoas atribuem à própria mulher a culpa por violências terríveis que elas podem sofrer. Muito machismo envolvido.

Valesca dá sua letra: o corpo da mulher é dela. Ninguém legisla sobre ele ou pode controlá-lo, incluindo-se servir-se dele, sem consentimento. Sensualidade não é permissão.

“Bateu de frente é só tiro, porrada e bomba. Aqui dois papos não se cria e nem faz história”

A frase não é bem de Valesca. Essa história de “dois papos não se cria”, sem concordância assim mesmo, tem correspondentes na cultura popular, tais como “dois sentidos não assa milho”.

A questão é de coerência, lealdade, verdade, compromisso. Com ela, nada de pessoas falsas e aproveitadoras, cheias de historinhas aproveitadoras. Essa mulher é esperta, corajosa e atenta.

“Desejo a todas inimigas vida longa pra que elas vejam cada dia mais nossa vitória”

Mais uma vez, as recalcadas, invejosas, agora sob o rótulo de inimigas, na mira da cantora. A vitória da Valesca incomoda, traz sucesso, mas também traz energias ruins.

Mesmo assim, ela deseja vida longa às opositoras, justamente para que vivam sofrendo mais. Afinal, quem sente inveja sofre bastante, engole seco e amargo.

Diz o ditado: “quem desdenha, quer comprar”.

No fundo, as inimigas queriam estar ali, no lugar da bem-sucedida. Com tanta uruca envolvida nas frases de Valesca, o melhor mesmo é tentar viver com energias e sentimentos mais bacanas, não é?

Então pegue tudo isso e lembre-se do quão maravilhosa você é! Não perca tempo com nada do que não te faz feliz.

Agora conte-nos através dos comentários qual dessas frases mais se aplica a você. Vem participar da conversa!

Compartilhe com suas amigas:


Dra. Vânia Machado
Dra. Vânia Machado

Eu sou a Drª Vania Machado, psicóloga terapeuta sexual, mestre em psicopatologia clinica e psicologia da saúde. Há mais de 20 anos venho ajudando as mulheres a recuperar seu desejo sexual e já perdi a conta de quantos casamentos foram salvos de ir por água abaixo por causa de brigas e traições que começaram com um simples problema conjugal. Atualmente ajudo mulheres de todas as idades superarem crises no relacionamento e disfunções sexuais. Precisa de ajuda profissional? clique aqui e marque uma consulta comigo.